22/05/12

BOOKCROSSING

Está a decorrer na nossa escola o Bookcrossing, com   três estações para troca de livros. Uma das estações situa-se na sala do aluno, outra está no corredor da entrada e outra ainda na sala dos professores. Nestas estações podes ver e escolher o que queres, ler e levar para qualquer outro local da escola ou até para casa. Depois de ler tens que libertar novamente, o que levaste, numa das referidas estações.

TROCA DE LIVROS


A escolha poderá ser mais diversificada se todos participarem e trouxerem livros, revistas ou jornais que já tenham lido, para serem trocados. Podes sempre colocá-los numa das estações e levares outros !!!

Sessões de contos com Jorge Serafim

Dia 24 de Maio

·        9.15h - 8ºs e 9ºs anos - na sala polivalente da E.B.2.3 João Cónim
·        11.00h - E.B.1. Estômbar - na sala polivalente da E.B.2.3 João Cónim                
·        13.30h - E.B.1 da Mexilhoeira da Carregação - Biblioteca da Mexilhoeira


“Conto para que as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixem de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para afagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas. Para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender...”
Jorge Serafim

21/05/12

CONCURSO "O que seria a vida sem os media?"

A BE divulgou este concurso, da responsabilidade da RBE e de âmbito nacional, com o objetivo de envolver os professores e os alunos numa reflexão sobre o papel  dos meios de informação e comunicação. O desafio é: Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
Será atribuído, por níveis de ensino, um tablet  ao autor do melhor slogan apresentada em cada um dos seguintes escalões:
.alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico;
. alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
A seleção dos slogans já foi efetuada pela equipa da BE, e enviados para a morada referida no concurso, sendo distinguidos os slogans dos seguintes alunos:
·         1º CicloNara Leonor Freitas Silva, 4º ano T4 – “Os media são como o sol, se não existissem , a vida não fazia sentido”.
·         2º CicloBruno Santos, 6º A - “Neste mundo atual e globalizado, viver sem os media, seria como andar à deriva…”
·         3º CicloAna Sebastião, 8º B – “Com os media sou culta, sem os media preciso de ajuda”.

BIBLIOPAPER

Para comemorarmos o mês da leitura, uma das atividades mais significativas do mês de Março foi a realização de um bibliopaper (esta palavra é um estrangeirismo, porque provém de: biblio (biblioteca)  + paper  (papel).
A grande maioria das turmas - apenas não foi possível a vinda de uma turma  participaram neste desafio, em grupos e entusiasmadamente porque o tempo contava e disputavam-se os vencedores!